Conheça o nosso blog
Move On Marcas

Tipos de contratos de marcas e patentes

Responsável pelos cuidados do registro dos ativos de propriedade industrial, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) também é o órgão capaz de fornecer o registro ou a averbação de contratos que envolvam licenciamento desses direitos, como o de registros de marcas e patentes.

Licenciamento de marcas

Você pode achar que não sabe exatamente do que se trata o licenciamento de marcas, mas se você já foi ao McDonald’s e comeu um sorvete com chocolate da Kopenhagen ou se já comprou uma camiseta na Riachuelo com a estampa do Mickey Mouse, você está mais próximo desse conceito do que imagina.

Cotitularidade de marca: como funciona

Após a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, um tratado internacional para o registro de marcas, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) anunciou, em setembro de 2019, as resoluções a serem adotadas pelo órgão. Entre elas, está a Resolução nº 245/2019 sobre Cotitularidade de Marcas.

registro de marcas franquias

Cada vez mais adotado no meio empresarial como uma estratégia de expansão de empresas, o sistema de franquias, basicamente, é aquele no qual o dono de um negócio cede ao franqueado os direitos de uso de sua marca e de  distribuição exclusiva (ou semiexclusiva) dos seus produtos ou serviços.

diferença entre marca e patente

Na hora de solicitar o registro de uma criação, muitas pessoas acabam se confundindo por não saber a real diferença entre marca e patente. Isso acontece porque esses dois conceitos são caracterizados pela propriedade industrial, o que faz com que, muitas vezes, eles sejam usados como sinônimos.

Cuidados e procedimentos na mudança de marca

É fato que o mercado está em constante mudança. O surgimento de novas tendências e a variação na mentalidade dos consumidores são fatores que fazem com que muitas empresas repensem seu posicionamento - afinal, ignorar as transformações pode ser um erro.

como contabilizar marcas e patentes

Muitos empresários ainda enxergam o registro de marcas e patentes como uma forma de protegerem seu negócio da concorrência desleal, mas, com ele, também é possível garantir seu reconhecimento no mercado, gerar lucro, além de aumentar seu valor perante investidores, no preço de ações e aplicações.

fases do registro de marca

Apesar de não serem muitas, as fases do processo de registro de marca ainda podem ser confusas para os empresários e prestadores de serviços. Durante meses, a expectativa de saber se o investimento vai valer a pena é grande, assim como o medo de esbarrar em possíveis entraves.

Todas as marcas podem ser registradas?

Registrar uma marca é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas será que todas as marcas podem ser registradas? Muitas vezes, ter uma ideia incrível, pensar em um nome legal e em uma logo criativa não são suficientes para garantir a proteção perante ao INPI

Página 1 de 3

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 47 98846-8623
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br