Conheça o nosso blog
Move On Marcas

INPI exame de mérito

Antes de uma marca receber o certificado de registro expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é preciso enfrentar muitos processos burocráticos que podem acabar gerando dúvidas ou até mesmo tensão para os solicitantes. 

diferença entre marca e patente

Na hora de solicitar o registro de uma criação, muitas pessoas acabam se confundindo por não saber a real diferença entre marca e patente. Isso acontece porque esses dois conceitos são caracterizados pela propriedade industrial, o que faz com que, muitas vezes, eles sejam usados como sinônimos.

Símbolo de marca registrada

Representado por uma letra “R” maiúscula dentro de um círculo, no Brasil, o símbolo de marca registrada que aparece junto aos nomes e logotipos de empresas indica que uma marca é certificada e protegida por lei - que, neste caso é a Lei nº 9.279/1996, Lei de Propriedade Industrial. 

O que é propriedade intelectual?

Nada mais justo do que um inventor ou pessoa responsável por qualquer produção do intelecto tenham direitos sobre suas criações, afinal, a propriedade intelectual é considerada um instrumento de grande relevância para a inovação e, por isso, deve ser protegida.

fases do registro de marca

Apesar de não serem muitas, as fases do processo de registro de marca ainda podem ser confusas para os empresários e prestadores de serviços. Durante meses, a expectativa de saber se o investimento vai valer a pena é grande, assim como o medo de esbarrar em possíveis entraves.

Lei de Propriedade Industrial

A propriedade industrial é um mecanismo fundamental para o empreendedorismo. Isso porque ela é, na verdade, um conjunto de direitos sobre marcas, patentes, desenhos industriais, modelos de utilidade, nome comercial e as indicações de proveniência ou denominações de origem.

Razão Social Nome Fantasia Marca

Muita gente ainda não sabe ou não entende a real diferença entre razão social e nome fantasia, mas a explicação pode ser simples: razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades, já o nome fantasia é uma designação popular utilizada por uma instituição pública ou privada. 

Todas as marcas podem ser registradas?

Registrar uma marca é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas será que todas as marcas podem ser registradas? Muitas vezes, ter uma ideia incrível, pensar em um nome legal e em uma logo criativa não são suficientes para garantir a proteção perante ao INPI

Como saber se uma marca é registrada

O processo de criação de uma marca demanda muito tempo e criatividade. A tarefa de pensar em um nome, por exemplo, pode até parecer fácil, mas se você já passou por essa experiência, sabe que ela não é tão simples assim. 

O que é INPI?

De acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio, mostrando que o Brasil está entre os países com a maior taxa de empreendedorismo.

Pra que serve uma marca

De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.

como fazer registro de logotipo

Está em dúvida sobre como proteger o seu logotipo de ser copiado por concorrentes? O registro de marca, realizado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pode incluir tanto o nome quanto o logotipo. Saiba como funciona.

Página 1 de 3

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br