Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como descobrir nome fantasia pela razão social? A gente te conta!

Como descobrir nome fantasia pela razão social? A gente te conta!

Você já deve saber que tanto a razão social, quanto o nome fantasia servem para identificar uma empresa em diferentes contextos. Mas você sabe como descobrir nome fantasia pela razão social? Sabe qual é a real diferença entre esses dois termos? Continue por aqui que nós te explicamos tudo sobre o assunto!

 

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Muita gente ainda não sabe ou não entende a real diferença entre razão social e nome fantasia, mas a explicação pode ser simples: razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades, enquanto o nome fantasia é uma designação popular utilizada por uma instituição pública ou privada. 

A razão social é designada como um atributo legal presente na escritura ou no documento de constituição que serve para identificar uma empresa e demonstrar a sua constituição legal para uso em termos formais. Justamente por isso, esse é o nome que deve ser usado em documentos oficiais, contratos, aberturas de contas em bancos e notas fiscais.

Já o nome fantasia ou nome de fachada é utilizado para divulgar uma empresa e, por isso, geralmente é mais simples e curto que a razão social, já que facilita na memorização dos consumidores. Ele serve para o aproveitamento de sua empresa, além de ser importante para a estratégia de marcas e de vendas.

Um exemplo que deixa essa diferença bem clara é o da empresa Bauducco - nome fantasia da empresa de alimentação brasileira cuja razão social é “Pandurata Alimentos Ltda.” Agora, reflita: Bauducco com certeza soa muito melhor (e mais simples) do que “Pandurata Alimentos Ltda.”, não é mesmo?

 

Como descobrir nome fantasia pela razão social? 

Acredite: é mais fácil do que você imagina e você pode fazer tudo pelo Google! Confira abaixo o passo passo que é bem simples:

1º passo: acesse o navegador do seu celular ou computador;

2º passo: abra o Google (ou outro buscador de sua preferência);

3º passo: digite no campo de busca a razão social da empresa + o termo “nome fantasia” (exemplo: “Pandurata Alimentos Ltda nome fantasia”);

4º passo: pronto! Você descobrirá nos resultados o nome fantasia da empresa desejada.

Caso você saiba apenas o nome fantasia da empresa e queira descobrir a razão social dela, basta fazer o mesmo, mas usando o termo “razão social”. Por exemplo: “Bauducco razão social”. 

 

Como descobrir a razão social pelo CNPJ?

O site da Receita Federal oferece um serviço chamado Consulta CNPJ. Na página, você digita o CNPJ que quer consultar e, em seguida, tem acesso à ficha cadastral da empresa, que contém diversas informações. Além da Razão Social, você descobre o porte, a natureza jurídica, data de abertura e até a situação cadastral da empresa.

 

Como consultar CNPJ pelo nome?

Acesse o esse link do site do Governo e clique em “Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento”. Entre na sua conta. Na aba de consulta, vá em “Tipo de Pesquisa” e selecione a opção “Nome Empresarial”. Depois é só selecionar o Estado da empresa, digitar o nome dela e realizar a pesquisa. Vale lembrar, porém, que não estão disponíveis dados de todas as empresas registradas no Brasil.

 

Como consultar nome fantasia pelo CNPJ?

Essa também é bem simples! Se você já tem o número do CNPJ da empresa que deseja consultar em mãos, tudo que você precisa fazer é entrar no site da Receita Federal, informar o CNPJ em questão e realizar a pesquisa.

Agora que você já sabe como realizar todas essas consultas e entende também a diferença entre nome fantasia e razão social, clique e entenda também a diferença entre esses dois termos e o termo “marca”