Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como registrar um domínio: vejas regras e passo a passo

Como registrar um domínio: vejas regras e passo a passo

Impossível negar que a escolha do nome de um negócio é sempre uma das etapas mais marcantes durante a criação de uma empresa. É a partir desse passo que muitos outros têm início, como é o caso do registro de domínio, processo fundamental para garantir a presença digital de qualquer negócio.

Atualmente, a necessidade de ter um site é indiscutível, já que garantir que sua marca seja encontrada na internet é fundamental tanto para você, quanto para os seus consumidores. Por isso, se você tem ou pretende abrir uma empresa, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o registro de domínio. 

 

O que é um domínio e por que registrá-lo

Domínio é o nome dado para endereços eletrônicos, que nada mais são do que sites da internet. O chamado “registro de domínio” acontece quando um empresário ou pessoa física adquire os direitos de uso de um endereço eletrônico, garantindo que sua marca esteja protegida na internet.

Existem diferentes tipos de domínio, mas quando falamos em domínios para empresas, a extensão “.com.br” é a mais utilizada. Além de garantir proteção, o registro de domínio traz diversas vantagens para o seu negócio, como o fato de permitir que novos clientes encontrem sua empresa pelos mecanismos de busca e ter e-mails personalizados.

O registro de domínio também traz mais mais credibilidade à sua empresa, já que isso demonstra profissionalismo uma vez que seus clientes entendem que você investiu tempo e dedicação construindo um site registrado.

 

Quais são as regras para registrar um domínio

De acordo com o departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios no Brasil (https://registro.br/), o registro está disponível para pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas ou estabelecidas no país com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda. 

O nome do domínio é de responsabilidade do solicitante e seu registro não será permitido se houver domínio equivalente pertencente a outro titular. Além disso, o nome escolhido deve seguir as seguintes regras:

  • Tamanho mínimo de 2 e máximo de 26 caracteres;
  • Caracteres válidos são letras de "a" a "z", números de "0" a "9", o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç;
  • Não conter somente números; e
  • Não iniciar ou terminar por hífen.

 

Quanto custa e por quanto tempo vale o registro de domínio

Se você acha que registrar um domínio custa caro, saiba que você está bem enganado! O registro de domínio custa R$ 40,00 ao ano, sendo que o responsável pelo pagamento dos custos do domínio é seu titular ou o Provedor de Serviços (caso exista um responsável pela administração da mesma). O registro de domínio deve ser renovado anualmente e o pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou boleto.

 

Como registrar um domínio: passo a passo simplificado

1º passo: Verifique se o endereço que você deseja registrar está disponível

Antes de solicitar o registro, é preciso verificar se ele está disponível. Na página inicial do registro.br há um campo para digitar o nome desejado para o domínio. Caso ele não esteja disponível, o próprio site irá sugerir opções similares, que você pode ou não acatar.

2º passo: Cadastre-se no serviço de registro

Se o domínio que você deseja registrar estiver disponível, basta passar para o passo de criação de cadastro. No site de registro, clique em “criar conta” e insira os dados necessários como nome, e-mail, telefone e endereço.

3º passo: Registre o seu domínio

Depois de realizar o cadastro, você está pronto para fazer o registro. Será necessário  informar seu CPF ou CNPJ e, mais uma vez, endereço e telefones válidos. Você também precisa informar o DNS do servidor em que seu site está hospedado, que pode ser o serviço DNS oferecido pelo próprio Registro.br.

4º passo: Realize o pagamento

Assim que o registro for realizado, você precisa efetuar o pagamento. Após a confirmação desse pagamento, o site registro.br redirecionará o endereço do seu site para o domínio registrado e, pronto! Você está pronto para usar o site da sua empresa!

Agora que você já sabe como registrar um domínio e garantir a proteção da sua empresa na internet, entenda também como funciona o registro de marca, documento que garante a proteção do seu negócio - e da sua reputação - dentro e fora do ambiente digital.