Markup: o que é, como calcular e exemplo Markup: o que é, como calcular e exemplo

Alguns empreendedores se preocupam demais com o volume de vendas, e não prestam tanta atenção à precificação dos seus produtos. Fazer mais vendas é realmente um ponto importante, não se engane. Mas se o preço do produto não for adequado, você dificilmente conseguirá escalar seu lucro e fazer seu negócio crescer, mesmo vendendo muito. E para precificar corretamente, conhecer princípios como o Markup é fundamental. Muitos negócios vão à falência ou vivem constantemente lutando contra o caixa simplesmente porque não sabem definir o Markup dos seus produtos. Saber como fazer isso pode ser um ponto de virada na sua empresa. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é Markup e para que serve?

O Markup é um fator multiplicador sobre os custos de um produto ou serviço para chegar no preço de venda. Em outras palavras, o Markup mede em quantas vezes o preço de venda de um produto é maior que o seu preço de custo. Geralmente, quanto maior o Markup, maior será a margem de lucro da venda.

Mas por que esse índice é tão importante?

Porque ele te ajuda a garantir que o valor da sua venda vai ser suficiente para cobrir todos os custos (fixos e variáveis) envolvidos na produção e gerar lucro

Mas como os custos de cada negócio são diferentes, o Markup também varia bastante. Não existe realmente um valor de Markup que funcione sempre para todos os setores ou todos os produtos de uma empresa. O cálculo desse índice se baseia nas necessidades individuais de cada negócio. 

Por exemplo, produtos que têm um valor mais baixo permitem um lucro mais baixo também. Mas esses produtos são importantes para garantir um volume de vendas maior, atrair novos clientes e aumentar sua competitividade. Então você não deve se preocupar em ter um Markup muito grande em todos os casos, e sim em utilizar o Markup de forma estratégica no seu negócio, levando em consideração as particularidades e objetivos de cada produto.

Em todo caso, é interessante pesquisar o Markup médio do seu mercado para garantir que o seu não se destoe tanto disso. 

Como calcular o Markup de vendas?

Antes de calcular o Markup, existem algumas variáveis que você precisa identificar:

  1. CMV (Custo de Mercadoria Vendida): o CMV é o custo de produção ou aquisição do produto, e envolve todo o gasto gerado no processo produtivo e armazenamento da mercadoria até que a venda seja feita;

  2. Impostos: verifique quais impostos incidem sobre suas vendas, de acordo com o regime tributário da sua empresa;

  3. Comissões: caso você tenha uma equipe que receba comissão por venda, esse custo também deve ser calculado;

  4. Despesas fixas e variáveis: todos os custos que sua empresa tem com manutenção (infraestrutura, luz, internet, etc);

  5. Margem de lucro estimada: se trata da margem de lucro que você espera obter com a venda, e pode variar de acordo com o produto.

Para calcular o preço de venda utilizando o Markup, o primeiro passo é identificar as despesas fixas, as variáveis e a margem de lucro estimada. A fórmula extensa para calcular o índice é a seguinte:

Markup = 100 / [100 – (despesas totais + lucro presumido)]

Depois de chegar no valor de Markup, ele deve ser aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), e a soma deles resultará no preço de venda da mercadoria. 

Você também pode encontrar a seguinte fórmula por aí:

Markup = PV (preço de venda) - despesas totais / despesas totais

São maneiras diferentes de calcular a mesma coisa, mas no caso da segunda fórmula você deve multiplicar o valor encontrado por 100 para chegar na porcentagem de Markup.

Para ficar mais claro, vamos a alguns exemplos.

Exemplo de precificação utilizando o Markup

Marina é dona de uma marca de biquínis e quer calcular o preço de venda de um novo conjunto. O custo de produção da peça é de R$ 20 e a despesa variável média é de R$ 15, o que significa que as despesas totais são de R$ 35 ( R$ 20 + R$ 15). O lucro que Marina espera ter com a venda desse conjunto é de 60% (ou 0,06, para ficar mais fácil de calcular na fórmula). Então:

Markup = 100 / [100 - (35 + 0,06)] 

Markup = 100 / [100 - 35,6]   

Markup = 100 / 64,4

Markup = 1,5

Agora, lembra que no começo do texto dissemos que Markup é um fator multiplicador? Então, para calcular o preço de venda do produto basta multiplicar o Markup pelo preço de produção. No caso do exemplo: 1, 5 x 35 = R$ 52. Portanto, o preço de venda desse conjunto deve ser R$ 52. 

Qual a diferença entre markup e margem de lucro?

Margem de lucro e markup, apesar de serem coisas diferentes, geram muita confusão. Isso porque ambos utilizam as mesmas entradas e analisam a mesma transação, mas mostram informações diferentes. Tanto a margem de lucro quanto o markup usam receitas e custos como parte de seus cálculos. Então, qual a principal diferença entre os dois?

A margem de lucro refere-se à receita que uma empresa obtém após o pagamento dos custos. Ela é calculada pela subtração entre a receita menos o custo das mercadorias vendidas. Ou seja, a margem de lucro é um número absoluto e é uma função do preço de venda do produto.

Por exemplo, se uma empresa vende um produto por R$ 100, e seu custo de fabricação é R$ 70, sua margem de lucro é de R$ 30. 

O Markup, por sua vez, é uma função do custo do produto. Serve para determinar o preço de venda ideal, com base no lucro que se espera. No caso do exemplo anterior, o Markup seria de 42%, porque:

Markup = 100 - 70 / 70

Markup = 30 / 70

Markup = 0,42 = 42 %

Agora que você já sabe o que é esse índice e como usar, coloque em prática no seu negócio!

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Alguns empreendedores se preocupam demais com o volume de vendas, e não prestam tanta atenção à precificação dos seus produtos. Fazer mais vendas é realmente um ponto importante, não se engane. Mas se o preço do produto não for adequado, você dificilmente conseguirá escalar seu lucro e fazer seu negócio crescer, mesmo vendendo muito. E para precificar corretamente, conhecer princípios como o Markup é fundamental. Muitos negócios vão à falência ou vivem constantemente lutando contra o caixa simplesmente porque não sabem definir o Markup dos seus produtos. Saber como fazer isso pode ser um ponto de virada na sua empresa. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é Markup e para que serve?

O Markup é um fator multiplicador sobre os custos de um produto ou serviço para chegar no preço de venda. Em outras palavras, o Markup mede em quantas vezes o preço de venda de um produto é maior que o seu preço de custo. Geralmente, quanto maior o Markup, maior será a margem de lucro da venda.

Mas por que esse índice é tão importante?

Porque ele te ajuda a garantir que o valor da sua venda vai ser suficiente para cobrir todos os custos (fixos e variáveis) envolvidos na produção e gerar lucro

Mas como os custos de cada negócio são diferentes, o Markup também varia bastante. Não existe realmente um valor de Markup que funcione sempre para todos os setores ou todos os produtos de uma empresa. O cálculo desse índice se baseia nas necessidades individuais de cada negócio. 

Por exemplo, produtos que têm um valor mais baixo permitem um lucro mais baixo também. Mas esses produtos são importantes para garantir um volume de vendas maior, atrair novos clientes e aumentar sua competitividade. Então você não deve se preocupar em ter um Markup muito grande em todos os casos, e sim em utilizar o Markup de forma estratégica no seu negócio, levando em consideração as particularidades e objetivos de cada produto.

Em todo caso, é interessante pesquisar o Markup médio do seu mercado para garantir que o seu não se destoe tanto disso. 

Como calcular o Markup de vendas?

Antes de calcular o Markup, existem algumas variáveis que você precisa identificar:

  1. CMV (Custo de Mercadoria Vendida): o CMV é o custo de produção ou aquisição do produto, e envolve todo o gasto gerado no processo produtivo e armazenamento da mercadoria até que a venda seja feita;

  2. Impostos: verifique quais impostos incidem sobre suas vendas, de acordo com o regime tributário da sua empresa;

  3. Comissões: caso você tenha uma equipe que receba comissão por venda, esse custo também deve ser calculado;

  4. Despesas fixas e variáveis: todos os custos que sua empresa tem com manutenção (infraestrutura, luz, internet, etc);

  5. Margem de lucro estimada: se trata da margem de lucro que você espera obter com a venda, e pode variar de acordo com o produto.

Para calcular o preço de venda utilizando o Markup, o primeiro passo é identificar as despesas fixas, as variáveis e a margem de lucro estimada. A fórmula extensa para calcular o índice é a seguinte:

Markup = 100 / [100 – (despesas totais + lucro presumido)]

Depois de chegar no valor de Markup, ele deve ser aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), e a soma deles resultará no preço de venda da mercadoria. 

Você também pode encontrar a seguinte fórmula por aí:

Markup = PV (preço de venda) - despesas totais / despesas totais

São maneiras diferentes de calcular a mesma coisa, mas no caso da segunda fórmula você deve multiplicar o valor encontrado por 100 para chegar na porcentagem de Markup.

Para ficar mais claro, vamos a alguns exemplos.

Exemplo de precificação utilizando o Markup

Marina é dona de uma marca de biquínis e quer calcular o preço de venda de um novo conjunto. O custo de produção da peça é de R$ 20 e a despesa variável média é de R$ 15, o que significa que as despesas totais são de R$ 35 ( R$ 20 + R$ 15). O lucro que Marina espera ter com a venda desse conjunto é de 60% (ou 0,06, para ficar mais fácil de calcular na fórmula). Então:

Markup = 100 / [100 - (35 + 0,06)] 

Markup = 100 / [100 - 35,6]   

Markup = 100 / 64,4

Markup = 1,5

Agora, lembra que no começo do texto dissemos que Markup é um fator multiplicador? Então, para calcular o preço de venda do produto basta multiplicar o Markup pelo preço de produção. No caso do exemplo: 1, 5 x 35 = R$ 52. Portanto, o preço de venda desse conjunto deve ser R$ 52. 

Qual a diferença entre markup e margem de lucro?

Margem de lucro e markup, apesar de serem coisas diferentes, geram muita confusão. Isso porque ambos utilizam as mesmas entradas e analisam a mesma transação, mas mostram informações diferentes. Tanto a margem de lucro quanto o markup usam receitas e custos como parte de seus cálculos. Então, qual a principal diferença entre os dois?

A margem de lucro refere-se à receita que uma empresa obtém após o pagamento dos custos. Ela é calculada pela subtração entre a receita menos o custo das mercadorias vendidas. Ou seja, a margem de lucro é um número absoluto e é uma função do preço de venda do produto.

Por exemplo, se uma empresa vende um produto por R$ 100, e seu custo de fabricação é R$ 70, sua margem de lucro é de R$ 30. 

O Markup, por sua vez, é uma função do custo do produto. Serve para determinar o preço de venda ideal, com base no lucro que se espera. No caso do exemplo anterior, o Markup seria de 42%, porque:

Markup = 100 - 70 / 70

Markup = 30 / 70

Markup = 0,42 = 42 %

Agora que você já sabe o que é esse índice e como usar, coloque em prática no seu negócio!

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