Modelo de negócio: o que é? Modelo de negócio: o que é?

O modelo de negócio, basicamente, é uma definição de como a sua empresa cria e entrega valor para seus clientes. Ou seja, é uma visão macro de todas as ações que a sua companhia vai aplicar durante o funcionamento, que são definidas por você ou em conjunto com seus sócios. Confira mais sobre como construir um modelo de negócio para a sua empresa.

Por que ter um modelo de negócio?

Em um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que você tenha domínio total do funcionamento da sua empresa. Uma companhia sem essa base, que é o modelo de negócios bem estruturado, pode ficar fragilizada internamente, além de perder forças com o mercado.

Afinal, para investimentos e parcerias, é preciso apresentar esse planejamento, que é rigorosamente avaliado pelos investidores. Dessa forma, quando você tem essa definição bem feita, as chances de sucesso aumentam de maneira considerável, já que vai facilitar o trabalho no dia a dia.

Os tipos de modelo de negócio

Há alguns tipos de modelo de negócio muito populares. Confira alguns deles e veja em qual a sua empresa se encaixa.

  • Modelo de negócio B2C (business to consumer, da empresa para o consumidor): a sua empresa oferece produtos ou serviços para o consumidor final, como é o caso de lojas de roupa, supermercados, entre outros.
  • Modelo de negócio B2B (business to business, da empresa para outra empresa): nesse caso, a venda é em soluções para outras empresas, como mineradoras, fornecedores de materiais industriais etc.
  • Modelo de negócio B2B2C (business to business to consumer, empresa por meio de empresa para consumidor): é muito comum para marketplaces, que são uma empresa, mas que oferecem produtos de outras companhias para o consumidor.
  • Franchising ou franquias: um modelo bastante comum, quando você utiliza a marca ou a estrutura de gestão de uma outra companhia.

Como construir um modelo de negócios

É importante saber que, para construir um modelo de negócios, não existe uma fórmula pronta. Porém, existem algumas metodologias que auxiliam nesse processo. A mais utilizada atualmente é o modelo do Business Model Canvas, ou Canvas.

Ele foi criado no início dos anos 2000 por Alexander Osterwalder, teórico da administração. Essa ferramenta gráfica auxilia na visualização dos pilares da sua empresa. Entre os pontos, estão: parceiros chave, atividades chave, recursos chave, fontes de custos, fontes de receita, segmento de clientes, ofertas de valor, entre outros. 

O ideal é que você analise todos esses pontos focais para montar o seu modelo de negócios. Fique tranquilo, porque no início, os erros são comuns. Mas, com o tempo, você começará a entender melhor a sua empresa e o projeto será bem ajustado.

Modelos de negócios para se inspirar

Trouxemos algumas empresas com modelos de negócios muito bem estruturados e que revolucionaram suas áreas de atuação. Você pode procurar mais sobre elas para ter uma base na hora de criar o seu.

  • Nubank: a empresa popularizou a digitalização dos bancos, sem possuir agência físicas e, dessa forma, revolucionou o mercado;
  • AirBNB: a empresa não possui possui nenhum imóvel para alugar, mas com sua plataforma de aluguéis, se tornou uma gigante do setor de hotelaria;
  • Mercado Livre: um dos maiores marketplaces da América Latina, o Mercado Livre ampliou a possibilidade de compra e venda de produtos pela internet, além de revolucionar com entregas em até 24h.

Seguindo essas dicas e pegando alguns desses exemplos, você tem totais condições de criar um excelente modelo de negócios para a sua empresa. Mas tão importante quanto desenvolver esse projeto, é fazer o registro de marca da sua empresa.

O processo de registro de marca é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fazer esse procedimento evita que sua marca seja utilizada por terceiros de forma ilegal, garantindo mais segurança ao seu negócio. Para facilitar o andamento do registro, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada.

A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente para minimizar os possíveis obstáculos com o INPI. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!

Modelo de negócio: o que é?

Modelo de negócio: o que é? Modelo de negócio: o que é?

O modelo de negócio, basicamente, é uma definição de como a sua empresa cria e entrega valor para seus clientes. Ou seja, é uma visão macro de todas as ações que a sua companhia vai aplicar durante o funcionamento, que são definidas por você ou em conjunto com seus sócios. Confira mais sobre como construir um modelo de negócio para a sua empresa.

Por que ter um modelo de negócio?

Em um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental que você tenha domínio total do funcionamento da sua empresa. Uma companhia sem essa base, que é o modelo de negócios bem estruturado, pode ficar fragilizada internamente, além de perder forças com o mercado.

Afinal, para investimentos e parcerias, é preciso apresentar esse planejamento, que é rigorosamente avaliado pelos investidores. Dessa forma, quando você tem essa definição bem feita, as chances de sucesso aumentam de maneira considerável, já que vai facilitar o trabalho no dia a dia.

Os tipos de modelo de negócio

Há alguns tipos de modelo de negócio muito populares. Confira alguns deles e veja em qual a sua empresa se encaixa.

  • Modelo de negócio B2C (business to consumer, da empresa para o consumidor): a sua empresa oferece produtos ou serviços para o consumidor final, como é o caso de lojas de roupa, supermercados, entre outros.
  • Modelo de negócio B2B (business to business, da empresa para outra empresa): nesse caso, a venda é em soluções para outras empresas, como mineradoras, fornecedores de materiais industriais etc.
  • Modelo de negócio B2B2C (business to business to consumer, empresa por meio de empresa para consumidor): é muito comum para marketplaces, que são uma empresa, mas que oferecem produtos de outras companhias para o consumidor.
  • Franchising ou franquias: um modelo bastante comum, quando você utiliza a marca ou a estrutura de gestão de uma outra companhia.

Como construir um modelo de negócios

É importante saber que, para construir um modelo de negócios, não existe uma fórmula pronta. Porém, existem algumas metodologias que auxiliam nesse processo. A mais utilizada atualmente é o modelo do Business Model Canvas, ou Canvas.

Ele foi criado no início dos anos 2000 por Alexander Osterwalder, teórico da administração. Essa ferramenta gráfica auxilia na visualização dos pilares da sua empresa. Entre os pontos, estão: parceiros chave, atividades chave, recursos chave, fontes de custos, fontes de receita, segmento de clientes, ofertas de valor, entre outros. 

O ideal é que você analise todos esses pontos focais para montar o seu modelo de negócios. Fique tranquilo, porque no início, os erros são comuns. Mas, com o tempo, você começará a entender melhor a sua empresa e o projeto será bem ajustado.

Modelos de negócios para se inspirar

Trouxemos algumas empresas com modelos de negócios muito bem estruturados e que revolucionaram suas áreas de atuação. Você pode procurar mais sobre elas para ter uma base na hora de criar o seu.

  • Nubank: a empresa popularizou a digitalização dos bancos, sem possuir agência físicas e, dessa forma, revolucionou o mercado;
  • AirBNB: a empresa não possui possui nenhum imóvel para alugar, mas com sua plataforma de aluguéis, se tornou uma gigante do setor de hotelaria;
  • Mercado Livre: um dos maiores marketplaces da América Latina, o Mercado Livre ampliou a possibilidade de compra e venda de produtos pela internet, além de revolucionar com entregas em até 24h.

Seguindo essas dicas e pegando alguns desses exemplos, você tem totais condições de criar um excelente modelo de negócios para a sua empresa. Mas tão importante quanto desenvolver esse projeto, é fazer o registro de marca da sua empresa.

O processo de registro de marca é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fazer esse procedimento evita que sua marca seja utilizada por terceiros de forma ilegal, garantindo mais segurança ao seu negócio. Para facilitar o andamento do registro, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada.

A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente para minimizar os possíveis obstáculos com o INPI. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

Register Logos

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!