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O que levar em consideração ao criar uma marca

A marca é o bem imaterial mais importante de um negócio. Quando bem pensada, ela identifica o serviço ou produto, diferencia-o da concorrência, pode demonstrar e até gerar valor à empresa.

O empreendedor que está prestes a desenvolver uma marca para o seu negócio precisa considerar que ela não deve ser apenas um nome bonito. Deve trazer um conjunto de significados que representem a identidade da empresa, pois será o principal link entre a empresa e os seus consumidores.

Uma marca planejada e eficiente irá inspirar confiança e mostrar a capacidade da empresa de atender às necessidades do seu cliente. Para isso, é preciso um processo de pesquisa e reconhecimento, que pode envolver análise de mercado, análise público-alvo, a criação de uma estratégia clara com base nos objetivos da empresa, dentre outros fatores.

A seguir, trazemos algumas dicas de itens que a sua empresa pode levar em consideração na hora de criar uma marca, de forma que ela tenha mais força e diferencie-se da concorrência. Confira.

Como escolher um nome de empresa

Na hora de definir como a sua empresa será chamada, é melhor se ele for fácil de ser lembrado e divulgado. Recomendamos que o nome seja claro, curto e fácil de soletrar e remeta ao negócio, ou seja, não apenas um termo aleatório. 

Ele também deve ser original e diferente da concorrência. Um nome muito similar pode inclusive levar a um processo judicial, caso outra empresa o tenha registrado previamente. 

Você deve pesquisar também o seu público-alvo: qual a melhor linguagem para atingi-lo, como melhor comunicar-se com eles. Uma marca que tenha um público jovem é bem diferente de uma marca para uma audiência mais madura.

Por último, é adequado que o nome esteja alinhado com os objetivos e valores da empresa, pensando já nas estratégias a longo prazo de divulgação e fortalecimento de marca.

O que considerar na criação de logo

Uma marca não se trata apenas do nome da empresa. Ela envolve também os elementos visuais que irão ajudar a diferenciar-se dos seus concorrentes e ser lembrada pelos consumidores.

O logotipo também precisa ser estudado antes da sua elaboração, envolvendo elementos como pesquisa de referência, o conceito que a empresa deseja trabalhar, a linguagem gráfica mais adequada para o público-alvo (como o exemplo que citamos acima das diferenças do público jovem versus um mais maduro).

O desenvolvimento da marca envolve também todo um planejamento de identidade visual, como, por exemplo, a determinação de cores adequadas ao negócio e as variações de aplicação. 

O mais importante é que tanto o nome quanto o logotipo sejam marcantes, fácil de serem reconhecidos, diferenciados e lembrados pelos consumidores. Dessa forma, o trabalho de publicidade e branding serão muito mais simples.

Protegendo a sua marca

Depois de todo o trabalho para elaborar uma boa marca, a última coisa que o empreendedor quer é que ela seja roubada por um concorrente. Por isso, é recomendado que ela seja registrada assim que o processo de criação for concluído. Explicamos melhor sobre isso em nosso texto: Registro de marca: entenda por que ele é importante para o seu negócio

A Move On é uma empresa de registro de marca que conta com especialistas na área para facilitar o processo de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre em contato conosco!

 

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

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