Conheça o nosso blog
Move On Marcas

Registro de nome de empresa: saiba por que ele é recomendado

Está em dúvida se o gasto com registro de marca vale a pena? Saiba que ele pode proteger o seu negócio de ter clientes roubados e evitar concorrência desleal. Vamos explicar por que o registro de nome de empresa é recomendado.

O nome de empresa é a principal ligação entre o seu negócio e os clientes. Através dele, os consumidores reconhecem o seu produto ou serviço, avaliam a qualidade e a reputação da marca, além de recomendarem a seus amigos e familiares.

Por isso, registrar o nome da sua empresa é uma segurança a mais na hora de focar em publicidade e branding. Já imaginou investir tempo e dinheiro em conquistar a confiança dos seus clientes, para tê-los roubados por um concorrente desleal que copiou a sua marca?

Como funciona o registro de nome de empresa

Para garantir que você terá direito de uso exclusivo do nome da sua empresa, o melhor caminho é registrá-lo como marca. Esse registro é feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que irá avaliar o seu pedido de registro de acordo com as suas diretrizes e a Lei de Propriedade Industrial.

Para que o seu pedido de registro tenha chances de ser aprovado, o empreendedor (seja ele pessoa física, MEI ou empresa) deve comprovar que exerce atividade lícita e efetiva na área na qual deseja fazer o registro.

Explicamos melhor como funciona todo o processo de registro neste texto do blog. Continue lendo para entender por que este registro é tão importante.

Tenha exclusividade de uso

Como mencionamos anteriormente no texto, um nome de empresa ou uma marca não registrados estão sujeitos a roubos por meio de terceiros, caracterizando concorrência desleal, ou até mesmo quando a outra empresa não está ciente de estar cometendo plágio. 

Isso pode trazer riscos para o seu negócio, ainda mais se a outra empresa resolver registrar aquela marca antes de você. Mesmo que você a utilize há mais tempo, será mais difícil realizar essa comprovação, podendo inclusive ser necessário que se entre com uma ação judicial. 

O resultado disso é um prejuízo que vai muito além do financeiro, atingindo a sua reputação e o futuro do seu negócio: os seus clientes irão confundir o seu produto ou serviço com o da outra empresa.

Evite sofrer um processo

Há ainda a chance de você não saber que existe outra empresa com o mesmo nome que a sua, porém registrado há mais tempo. Imagina receber uma notificação demandando que você pare de usar a sua marca? 

Caso tenha que trocar de nome, todo o seu trabalho relacionado à construção de marca, como propaganda, fidelização de clientes, fachada, identidade visual, é jogado no lixo.

Por isso, fazer uma pesquisa de marca e registrar o nome de empresa é essencial para um negócio sério que quer crescer no mercado. Assim você conta com apoio legal caso alguém queira copiá-la.

Se você já está decidido a registrar o nome da sua empresa e não sabe por onde começar, nós podemos ajudar. Somos uma empresa de registro de marca especializada em cuidar de toda a parte burocrática do processo para que você não precise se preocupar com isso.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre a Move On!

 

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br