Conheça o nosso blog
Move On Marcas

registro nome fantasia

Registro de nome fantasia: proteja a reputação da sua empresa

Empresas com nomes parecidos e concorrentes que enganam os seus clientes podem acabar trazendo fama ruim para o seu negócio, injustamente. A solução pode ser fazer o registro de nome fantasia no INPI.

Ao abrir um negócio, o primeiro passo para começar a divulgá-lo e fazer contato com clientes é escolher o seu nome. É através dele que o produto ou serviço terá sua reputação construída, e por isso deve ser assegurado como um patrimônio imaterial da empresa.

Fazer o registro de nome fantasia pode proteger a reputação do seu negócio e ajudá-lo a crescer. Abaixo, explicamos melhor:

Registro de nome fantasia e a sua reputação

Antes de investir em marketing, publicidade, atendimento ao cliente, fortalecimento de marca, o nome fantasia da sua empresa precisa estar protegido contra cópias e uso indevido.

Isso porque se você gastar tempo e dinheiro construindo a reputação da sua marca na informalidade, os prejuízos futuros podem não só atrapalhar o negócio, mas acabar com a sua reputação de maneira irreparável.

Imagine que um concorrente deseje prejudicar o seu negócio. Ele pode utilizar o mesmo nome ou um similar para confundir os consumidores, induzindo-os ao erro. Nesse caso, além dos clientes perdidos, a reputação da sua empresa fica ligada ao serviço da concorrente.

Leia também: Sua marca está sendo usada indevidamente? Entenda o que fazer

Protegendo-se da concorrência desleal

A melhor forma de se prevenir contra esse tipo de concorrência desleal é solicitar o registro de nome fantasia no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse órgão irá analisar a sua legitimidade em solicitar o registro e, caso seu pedido seja aprovado, você terá o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional. 

O registro no INPI é válido por 10 anos, mas pode ser renovado por igual período indefinidamente. Além do nome fantasia, você pode registrar junto o logotipo da sua empresa, deixando-a ainda mais protegida.

Saiba tudo sobre o registro de marca no INPI.

Não corra o risco de perder o seu nome fantasia

A concorrência desleal não é o único risco que a sua empresa corre ao não registrar uma marca. Imagine que o nome fantasia que você escolheu para o seu negócio já esteja sendo usado por outra empresa do mesmo ramo, e ela tenha feito o registro de marca.

Mesmo que você não tenha agido de má-fé, quando a concorrente descobrir que existe uma empresa com nome semelhante no mercado, irá solicitar os seus direitos de uso exclusivo.

Nesse caso, você provavelmente será obrigado a parar de usar aquele nome fantasia. E o que acontece com todo o investimento para construir a reputação da sua empresa? Isso mesmo, vai por água abaixo.

Os seus clientes não vão saber que a sua empresa mudou de nome e, mesmo que alguns descubram, poderão encarar isso como falta de profissionalismo e que se trata de uma empresa pouco confiável.

Conte com a ajuda de especialistas

Proteger a reputação da sua empresa é assunto sério e precisa ser lidado com a responsabilidade que merece. Por isso, uma empresa de registro de marca é a escolha certa na hora de fazer registro de nome fantasia no INPI.

Com uma empresa especializada, o empreendedor tem mais chances de seu pedido ser aprovado sem erros, além de não se preocupar em acompanhar o processo de registro de marca, que é burocrático e pode levar meses para ser concluído.

Acesse o site da Move On e conheça nosso serviço!

 

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br