Com o aumento do acesso a internet e da digitalização de processos, como os cursos on-line, a geração de produtos digitais, os conhecidos infoprodutos, vem crescendo. Por mais que não seja um material palpável, é fundamental proteger a propriedade intelectual destes conteúdos fazendo os devidos registros.
Para deixar mais claro, é possível definir um infoproduto como um material feito totalmente digital, e que o seu criador pode distribuí-lo de forma gratuita ou não. Conheça alguns tipos de infoprodutos:
Podcast: bastante popular atualmente, os podcasts são um exemplo de infoproduto de áudio. Basicamente, um podcast é um programa de rádio, mas como um diferencial: é possível ouvir, quando, como e onde quiser, usando aplicativos de streaming, como o Spotify. Diariamente são produzidos programas com os mais variados temas, que vão de humor até conteúdo jornalístico;
Webinars: por causa da pandemia da Covid-19, muitos congressos e eventos foram transformados em webinars. Um encontro com debates e discussões, mas feito de forma online e ao vivo. Esse tipo de infoproduto se popularizou bastante, principalmente pela facilidade de trazer convidados dos mais diferentes locais, sem ter a preocupação com a logística toda que um evento gera;
Cursos online: os cursos online também cresceram muito após o início da pandemia. São aulas dos mais diferentes tipos, de idiomas, tecnologia, entre outros. Normalmente, os professores gravam o conteúdo e disponibilizam para os alunos por meio de plataformas, como Alura e Udemy.
Ebook: os livros digitais já são uma tendência e estão entre os tipos de infoprodutos mais conhecidos. Os Ebooks costumam apresentar conteúdos excelentes e aprofundados sobre os mais diferentes assuntos.
Audiobook: os audiobooks são livros narrados. Assim como os podcasts, esse tipo de infoproduto pode ser consumido pelos ouvintes da melhor forma que eles encontrarem.
A produção de um infoproduto exige dedicação, pesquisa e muito trabalho. Além de ter um público bastante exigente, há muita oferta desse tipo de conteúdo. Por isso, é importante que o resultado seja o melhor possível.
Para os infoprodutos de áudio, como os audiobooks e os podcasts, é fundamental ter um microfone de qualidade para criá-los. O som é a principal característica desses materiais e é necessário que ele seja limpo e claro. Além disso, edição e roteiro são dois fatores decisivos, afinal cortes bem feitos e uma ótima linearidade fazem toda a diferença no resultado. Há programas gratuitos, como o Audacity, que servem para gravar e editar os áudios.
No caso dos webinars e produtos audiovisuais, será preciso uma estrutura um pouco maior. O ideal é ter uma produtora que ajude a fazer a transmissão ou gravação. Mesmo assim, há maneiras mais simples. Aplicativos como Google Meets e Zoom têm sido muito utilizados e são excelentes para cursos menores ou com uma estrutura mais modesta.
A produção dos Ebooks é uma das mais trabalhosas. Além de criar um material de excelente qualidade, o processo de diagramação demanda muito tempo e exige habilidade. Por isso, a recomendação é contratar um designer ou diagramador para fazer essa tarefa com perfeição.
Após todo o processo de criação do infoproduto, chegou a hora de capitalizar em cima do seu material. Existem diversas maneiras de fazer com que esse conteúdo seja disponibilizado apenas para quem fez o pagamento ou realizou uma assinatura. Ferramentas como Hotmart Sparkle reúnem uma comunidade cheia de possibilidades para quem deseja oferecer seus infoprodutos.
Para atingir esse público, usar estratégias de marketing digital por meio das redes sociais é uma boa alternativa. E-mail marketing, landing page para as pessoas se inscreverem e baixarem os arquivos, e até mesmo um grupo em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, pode ser uma forma de levar o seu material para mais pessoas interessadas.
Mas dentro de todo esse processo, após criar e vender o infoproduto, é preciso proteger todas as informações inseridas no material. Nesse caso, é possível fazer o registro de direito autoral, que diz respeito ao conteúdo em si, e também o de propriedade industrial, que se refere ao registro da marca.
No caso do direito autoral, ele garante a segurança do seu direito quanto criador do material. Já o registro da marca é uma forma do governo gerar uma licença para que apenas você utilize o nome, o conceito, da sua empresa, e ninguém mais.
Por isso, é muito importante fazer o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pois é a principal forma de garantir a segurança dos infoprodutos e evitar o uso indevido do nome e da identidade visual deles. Confira como fazer o registro da marca de um infoproduto:
Como foi possível perceber, fazer o registro de um infoproduto é bastante trabalhoso e necessita de um auxílio jurídico. Para um procedimento mais tranquilo e seguro, a dica é ter ajuda de uma empresa especializada. A Move On cuida de toda parte burocrática do registro de marca de maneira eficiente, evitando possíveis entraves com o INPI. Entre em contato e saiba o que é preciso para registar o nome do seu infoproduto.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasCom o aumento do acesso a internet e da digitalização de processos, como os cursos on-line, a geração de produtos digitais, os conhecidos infoprodutos, vem crescendo. Por mais que não seja um material palpável, é fundamental proteger a propriedade intelectual destes conteúdos fazendo os devidos registros.
Para deixar mais claro, é possível definir um infoproduto como um material feito totalmente digital, e que o seu criador pode distribuí-lo de forma gratuita ou não. Conheça alguns tipos de infoprodutos:
Podcast: bastante popular atualmente, os podcasts são um exemplo de infoproduto de áudio. Basicamente, um podcast é um programa de rádio, mas como um diferencial: é possível ouvir, quando, como e onde quiser, usando aplicativos de streaming, como o Spotify. Diariamente são produzidos programas com os mais variados temas, que vão de humor até conteúdo jornalístico;
Webinars: por causa da pandemia da Covid-19, muitos congressos e eventos foram transformados em webinars. Um encontro com debates e discussões, mas feito de forma online e ao vivo. Esse tipo de infoproduto se popularizou bastante, principalmente pela facilidade de trazer convidados dos mais diferentes locais, sem ter a preocupação com a logística toda que um evento gera;
Cursos online: os cursos online também cresceram muito após o início da pandemia. São aulas dos mais diferentes tipos, de idiomas, tecnologia, entre outros. Normalmente, os professores gravam o conteúdo e disponibilizam para os alunos por meio de plataformas, como Alura e Udemy.
Ebook: os livros digitais já são uma tendência e estão entre os tipos de infoprodutos mais conhecidos. Os Ebooks costumam apresentar conteúdos excelentes e aprofundados sobre os mais diferentes assuntos.
Audiobook: os audiobooks são livros narrados. Assim como os podcasts, esse tipo de infoproduto pode ser consumido pelos ouvintes da melhor forma que eles encontrarem.
A produção de um infoproduto exige dedicação, pesquisa e muito trabalho. Além de ter um público bastante exigente, há muita oferta desse tipo de conteúdo. Por isso, é importante que o resultado seja o melhor possível.
Para os infoprodutos de áudio, como os audiobooks e os podcasts, é fundamental ter um microfone de qualidade para criá-los. O som é a principal característica desses materiais e é necessário que ele seja limpo e claro. Além disso, edição e roteiro são dois fatores decisivos, afinal cortes bem feitos e uma ótima linearidade fazem toda a diferença no resultado. Há programas gratuitos, como o Audacity, que servem para gravar e editar os áudios.
No caso dos webinars e produtos audiovisuais, será preciso uma estrutura um pouco maior. O ideal é ter uma produtora que ajude a fazer a transmissão ou gravação. Mesmo assim, há maneiras mais simples. Aplicativos como Google Meets e Zoom têm sido muito utilizados e são excelentes para cursos menores ou com uma estrutura mais modesta.
A produção dos Ebooks é uma das mais trabalhosas. Além de criar um material de excelente qualidade, o processo de diagramação demanda muito tempo e exige habilidade. Por isso, a recomendação é contratar um designer ou diagramador para fazer essa tarefa com perfeição.
Após todo o processo de criação do infoproduto, chegou a hora de capitalizar em cima do seu material. Existem diversas maneiras de fazer com que esse conteúdo seja disponibilizado apenas para quem fez o pagamento ou realizou uma assinatura. Ferramentas como Hotmart Sparkle reúnem uma comunidade cheia de possibilidades para quem deseja oferecer seus infoprodutos.
Para atingir esse público, usar estratégias de marketing digital por meio das redes sociais é uma boa alternativa. E-mail marketing, landing page para as pessoas se inscreverem e baixarem os arquivos, e até mesmo um grupo em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, pode ser uma forma de levar o seu material para mais pessoas interessadas.
Mas dentro de todo esse processo, após criar e vender o infoproduto, é preciso proteger todas as informações inseridas no material. Nesse caso, é possível fazer o registro de direito autoral, que diz respeito ao conteúdo em si, e também o de propriedade industrial, que se refere ao registro da marca.
No caso do direito autoral, ele garante a segurança do seu direito quanto criador do material. Já o registro da marca é uma forma do governo gerar uma licença para que apenas você utilize o nome, o conceito, da sua empresa, e ninguém mais.
Por isso, é muito importante fazer o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pois é a principal forma de garantir a segurança dos infoprodutos e evitar o uso indevido do nome e da identidade visual deles. Confira como fazer o registro da marca de um infoproduto:
Como foi possível perceber, fazer o registro de um infoproduto é bastante trabalhoso e necessita de um auxílio jurídico. Para um procedimento mais tranquilo e seguro, a dica é ter ajuda de uma empresa especializada. A Move On cuida de toda parte burocrática do registro de marca de maneira eficiente, evitando possíveis entraves com o INPI. Entre em contato e saiba o que é preciso para registar o nome do seu infoproduto.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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