Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como criar uma loja no instagram? Veja os passos para ativar o Instagram Shopping

Como criar uma loja no instagram? Veja os passos para ativar o Instagram Shopping

As redes sociais concentram números gigantes de usuários da web e muitos deles podem ser potenciais clientes do seu negócio. O Instagram, por exemplo, além de funcionar como uma ótima fonte de divulgação para a sua empresa, ainda permite que você faça vendas pelo próprio aplicativo através do Instagram Shopping.

Usando esse recurso, você usa a rede social não apenas para despertar o desejo e interesse por parte dos consumidores, mas também para fazer com que eles convertam para uma compra de forma prática e vantajosa para todas as partes. Por isso, se você tem um negócio, confira abaixo como criar uma loja no Instagram. 

 

Como funciona e por que criar uma loja no Instagram

O chamado Instagram Shopping exibe seus produtos em publicações orgânicas e, por isso, pode ser comparado a uma vitrine onde os seguidores podem conhecer seus produtos apenas acessando posts do dia a dia tanto no feed quanto nos stories. Com esse recurso, o empresário não é mais capaz de vender apenas pelo link disponibilizado na bio do perfil. 

Funciona assim: você coloca os produtos da sua empresa à venda e informa os preços em etiquetas de compras. Quando o usuário da rede clica na foto do produto que o interessa, há um botão para direcioná-lo para a visualização dentro do e-commerce ou do catálogo de produtos no Facebook da marca.

Dessa forma, você atrai a atenção dos compradores online e agiliza a conversão. Outra vantagem é que as publicações com produtos marcados no Instagram Shopping podem aparecer na guia “Explorar”, visitada por mais de 200 milhões de usuários diariamente, incluindo até mesmo usuários que não seguem o perfil da sua marca.

 

Quais são os requisitos para criar uma loja no Instagram

Para poder configurar seus produtos no Instagram Shopping, é necessário atender alguns  requisitos impostos pela plataforma. São eles:

  • Ter um perfil comercial (ou convertê-lo para um perfil de negócios);
  • Utilizar a última versão atualizada do aplicativo do Instagram;
  • Ser administrador de uma página de empresa no Facebook ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Ter loja no Facebook ou o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
  • Comercializar bens materiais e se enquadrar em um dos mercados disponíveis na plataforma;
  • Cumprir todas as políticas comerciais do Instagram.

 

Como criar uma loja no Instagram? Passo a passo

Depois que você já tiver se certificado de que sua empresa cumpre todos os requisitos acima e que o seu perfil já estiver na versão comercial, ainda será preciso seguir 5 passos. Confira abaixo:

1º passo: Vincule sua conta do Instagram à sua página do Facebook

O próprio Instagram disponibiliza a lista com os passos necessários para vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook. São eles:

  • acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
  • selecione “Editar Perfil”;
  • sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
  • escolha a página do Facebook que deseja conectar ou, se ainda não tiver uma, clique em “Criar uma nova Página no Facebook”.
2º passo: Carregue seu catálogo de produtos

Para ativar o Instagram Shopping, é necessário conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram. Você pode fazer isso usando um gerenciador de catálogos, método para fazer essa conexão por conta própria através do Facebook ou plataformas de e-commerce parcerias como a Shopify ou o BigCommerce.

3º passo: Envie sua conta para análise

Depois de realizar as etapas acima, é a hora de enviar sua conta para análise (que pode levar alguns dias) acessando as configurações da sua conta e se cadastrando para o recurso “Compras”. Em alguns casos, o Instagram notifica a empresa para o fornecimento de informações adicionais para provar a propriedade de domínio do seu site. Caso isso aconteça, conclua primeiro o processo de verificação de domínio.

4º passo: Habilite o modo compras e conecte o catálogo 

Somente depois que a análise for aprovada é que sua conta poderá passar a ter o recurso “Compras”. Assim que ele estiver disponível nas suas configurações, selecione o catálogo de produtos que você deseja conectar à sua conta comercial. Feito isso, é só concluir e sua loja estará criada.

5º passo: Marque seus produtos em posts no Instagram

Depois de passar pelas etapas burocráticas, é preciso investir em bons conteúdos para divulgar fotos dos seus produtos, lembrando sempre de marcá-los nas publicações. No feed, o botão de marcação fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas. Já nos stories, a marcação de produtos fica dentro da aba de Stickers.

 

O perigo de não registrar sua loja no INPI

Com a alta das lojas virtuais, muitas empresas surgem no ambiente digital de maneira informal e acabam ignorando a importância de proteger sua marca na internet, o que é um grande erro. Isso porque, ao expor uma marca que não é registrada, você está correndo o risco de que ela seja usada ou reproduzida por terceiros. 

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial nº 9.279/1996, o dono de uma marca é quem a registra primeiro, o que significa que se alguém copiar a sua marca e tiver feito o registro antes de você, nada poderá ser feito pelo INPI para proibir o seu uso - mesmo se a sua marca tiver milhões de seguidores no Instagram, por exemplo.

O registro de marca protege a marca de possíveis fraudes e da concorrência desleal em âmbito nacional dentro e fora da internet. Para conseguí-lo, é preciso passar por diversas etapas burocráticas e, por isso, o mais indicado é contar com a ajuda especializada de uma empresa experiente em registro de marcas, como a Move On, que facilita o processo e evita possíveis entraves.