Pesquisa de mercado: o que é? Pesquisa de mercado: o que é?

Conhecer o público-alvo do seu negócio e entender mais sobre esse mercado são fundamentais para quem vai abrir uma empresa. Dessa forma, é possível tomar decisões seguras e com base em dados. Conheça mais sobre a pesquisa de mercado e como ela pode ajudar o seu empreendimento.

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma forma de estudo que ajuda a entender a realidade de um setor, de uma área ou de um público. Ela é importante para qualquer ação que uma empresa faça seja para a criação de um novo produto, mudança no modelo de negócios etc.

Entre esses dados, temos características de comportamento do consumidor, estudos de concorrentes, o benchmarking, aceitação de uma nova loja em uma região, entre outros. Isso pode ser obtido de duas formas. 

Tipos de pesquisa de mercado

  • Pesquisa primária: ela é realizada pela própria empresa, ou seja, sem a participação de terceiros;
  • Pesquisa secundária: ocorre quando os dados são coletados e/ou analisados por uma empresa terceirizada;

Dentro desses dois tipos de pesquisa, temos vários formatos que se adequam a sua necessidade:

  • Pesquisa de satisfação do cliente: medem se o seu cliente está satisfeito com o seu serviço e ajudam a chegar à perfeição;
  • Pesquisa de hábitos de consumo: traz informações sobre o seu consumidores, ajudando em lançamentos ou na hora de fazer um planejamento para eles;
  • Pesquisa de imagem de marca: essencial para saber como os seus consumidores enxergam a sua empresa;
  • Pesquisa de teste de campanha: você consegue avaliar se essa campanha tem grandes chances de funcionar. Se possível, dá tempo de ajustar o seu plano;
  • Pesquisa com colaboradores: no endomarketing, é fundamental conhecer os seus colaboradores. É possível criar ações melhores, comunicados mais certeiros e mantê-los satisfeitos.

Por que fazer uma pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado tem como principal função dar segurança e dados para fazer uma operação na empresa. Ter uma boa intuição é muito importante, lógico. Definindo os KPI’s corretos e fazendo uma boa análise, você tem informações concretas sobre o seu mercado para alcançar o sucesso.

Isso pode ser baseado no estudo do Sebrae, que aponta o fechamento de um quarto das empresas antes de completar dois anos de vida, e a metade antes dos cinco anos. A falta de planejamento é um dos principais fatores e, fazer uma pesquisa, é parte importante desse plano. Algumas finalidades e benefícios são:

  • Avaliar a possibilidade de um novo empreendimento;
  • Testar novos produtos, campanhas, serviços, pontos de venda;
  • Buscar novos nichos de mercado;
  • Otimizar processos;
  • Criar estratégias mais competitivas.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Muitas pesquisas costumam ser feitas por meio de questionários, seja com entrevistas, e-mails ou formulários online. Basicamente, os passos para montar uma boa pesquisa são:

  • Objetivo da pesquisa: é importante para definir a qualidade ou variedade de produtos, análise de preços, pontos de venda, entre outros. Ou seja, o objetivo é a informação que você deseja obter;
  • Público-alvo: quem serão os entrevistados, se serão fornecedores, concorrentes ou clientes;
  • Amostragem: quantas pessoas precisam ser entrevistadas;
  • Roteiro: o questionário propriamente dito. Faça perguntas simples, diretas, imparciais e que não gerem dúvidas ao entrevistado;
  • Aplicação: trata-se da pesquisa e do levantamento de dados;
  • Análise: talvez a parte mais importante, com a organização, análise e compreensão dos dados.

Essa é uma pesquisa básica e muito eficiente. Nos últimos anos, com os algoritmos, redes sociais e inteligência artificial, os dados costumam ser coletados instantaneamente e repassados para um ferramenta dentro dessas plataformas digitais. Você pode utilizar também esse tipo de “pesquisa” para a sua empresa. Mas, claro, sempre tenha cautela e faça o planejamento correto para que tudo consiga ser bem executado.

Qual a finalidade de uma pesquisa de mercado no empreendedorismo? 

Dentro do empreendedorismo, uma pesquisa de mercado é fundamental. Com esses estudos, a sua empresa consegue entender melhor o mercado e, além disso, você tem condições de encontrar ótimas oportunidades a serem exploradas.

Atualmente, muitos novos negócios, em especial com as startups, são pensadas e criadas com o objetivo de resolver “as dores” de alguém ou de algum mercado, principalmente após a inserção das novas tecnologias e do empreendedorismo 4.0. Até chegar ao produto final, são feitos muitos estudos e testes, daí a importância dessas pesquisas.

Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de mercado para iniciar, mudar ou lançar um novo produto ou empresa. Além disso, também é fundamental para o seu negócio, que você faça o registro de marca, processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse procedimento evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. 

Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

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A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma forma de estudo que ajuda a entender a realidade de um setor, de uma área ou de um público. Ela é importante para qualquer ação que uma empresa faça seja para a criação de um novo produto, mudança no modelo de negócios etc.

Entre esses dados, temos características de comportamento do consumidor, estudos de concorrentes, o benchmarking, aceitação de uma nova loja em uma região, entre outros. Isso pode ser obtido de duas formas. 

Tipos de pesquisa de mercado

  • Pesquisa primária: ela é realizada pela própria empresa, ou seja, sem a participação de terceiros;
  • Pesquisa secundária: ocorre quando os dados são coletados e/ou analisados por uma empresa terceirizada;

Dentro desses dois tipos de pesquisa, temos vários formatos que se adequam a sua necessidade:

  • Pesquisa de satisfação do cliente: medem se o seu cliente está satisfeito com o seu serviço e ajudam a chegar à perfeição;
  • Pesquisa de hábitos de consumo: traz informações sobre o seu consumidores, ajudando em lançamentos ou na hora de fazer um planejamento para eles;
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Por que fazer uma pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado tem como principal função dar segurança e dados para fazer uma operação na empresa. Ter uma boa intuição é muito importante, lógico. Definindo os KPI’s corretos e fazendo uma boa análise, você tem informações concretas sobre o seu mercado para alcançar o sucesso.

Isso pode ser baseado no estudo do Sebrae, que aponta o fechamento de um quarto das empresas antes de completar dois anos de vida, e a metade antes dos cinco anos. A falta de planejamento é um dos principais fatores e, fazer uma pesquisa, é parte importante desse plano. Algumas finalidades e benefícios são:

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Como fazer uma pesquisa de mercado?

Muitas pesquisas costumam ser feitas por meio de questionários, seja com entrevistas, e-mails ou formulários online. Basicamente, os passos para montar uma boa pesquisa são:

  • Objetivo da pesquisa: é importante para definir a qualidade ou variedade de produtos, análise de preços, pontos de venda, entre outros. Ou seja, o objetivo é a informação que você deseja obter;
  • Público-alvo: quem serão os entrevistados, se serão fornecedores, concorrentes ou clientes;
  • Amostragem: quantas pessoas precisam ser entrevistadas;
  • Roteiro: o questionário propriamente dito. Faça perguntas simples, diretas, imparciais e que não gerem dúvidas ao entrevistado;
  • Aplicação: trata-se da pesquisa e do levantamento de dados;
  • Análise: talvez a parte mais importante, com a organização, análise e compreensão dos dados.

Essa é uma pesquisa básica e muito eficiente. Nos últimos anos, com os algoritmos, redes sociais e inteligência artificial, os dados costumam ser coletados instantaneamente e repassados para um ferramenta dentro dessas plataformas digitais. Você pode utilizar também esse tipo de “pesquisa” para a sua empresa. Mas, claro, sempre tenha cautela e faça o planejamento correto para que tudo consiga ser bem executado.

Qual a finalidade de uma pesquisa de mercado no empreendedorismo? 

Dentro do empreendedorismo, uma pesquisa de mercado é fundamental. Com esses estudos, a sua empresa consegue entender melhor o mercado e, além disso, você tem condições de encontrar ótimas oportunidades a serem exploradas.

Atualmente, muitos novos negócios, em especial com as startups, são pensadas e criadas com o objetivo de resolver “as dores” de alguém ou de algum mercado, principalmente após a inserção das novas tecnologias e do empreendedorismo 4.0. Até chegar ao produto final, são feitos muitos estudos e testes, daí a importância dessas pesquisas.

Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de mercado para iniciar, mudar ou lançar um novo produto ou empresa. Além disso, também é fundamental para o seu negócio, que você faça o registro de marca, processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse procedimento evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. 

Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

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