Conheça o nosso blog
Move On Marcas

Registro de marca: entenda por que ele é importante para o seu negócio

Você ainda está em dúvida se realmente precisa registrar a sua marca? Saiba que o registro de marca pode trazer vantagens para a sua empresa e prevenir dores de cabeça futuras. Conheça por que é importante fazer o registro perante o INPI.

Apesar de muita gente saber que o registro de marca existe, nem sempre fica claro qual a verdadeira importância dele, pois parece algo abstrato e um gasto desnecessário para quem vive com o fluxo de caixa apertado.

Para te ajudar a entender por que o registro de marca deve ser uma prioridade para seu negócio, seja você pessoa física ou jurídica, explicamos alguns dos pontos mais relevantes sobre esse processo. Confira:

Resguarde a sua reputação

A marca é a primeira impressão que a sua empresa irá transmitir, a maneira que ela se apresentará ao público, e está muito ligada à reputação do seu negócio. É através dela que seu produto ou serviço pode ser reconhecido como referência no mercado, caso tenha qualidade e ofereça uma boa solução aos consumidores, é claro.

Fortalecer a sua identidade visual é muito importante para passar credibilidade. Sem contar que o investimento em publicidade só gera resultados se a sua marca for lembrada no momento da compra. Protegê-la com o registro de marca é a melhor forma de garantir que você não irá perder todo esse investimento, nem a confiança do consumidor que sua marca conquistou.

Proteja-se da concorrência desleal

Uma marca não registrada pode ser requerida por outra empresa a qualquer momento, independentemente do uso feito anteriormente por você, provar o seu tempo de exercício, com o consequente direito de sua utilização, poderá demandar um processo judicial demorado e custoso, sem garantias de vitória.

Esse problema pode se agravar no caso de uma concorrência desleal, em que uma empresa do mesmo segmento que a sua tente se aproveitar da sua reputação usando uma marca igual ou muito parecida com a sua.

Evitar essa dor de cabeça é simples: registrar a sua marca. Com o registro oficial no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), é concedido a você o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional, prevenindo o uso não autorizado por terceiros. Essa concessão tem duração de 10 anos e pode ser renovada pelo mesmo período indefinidamente.

Caso perceba que outra empresa está fazendo uso indevido da sua marca registrada, você pode notificá-la para que altere o nome ou símbolo e até mesmo processá-la por uso indevido.

Fidelize seus clientes

Digamos que você não tenha registrado a sua marca e ela seja muito semelhante à de um concorrente. Pense na confusão que isso pode causar ao cliente. Ele compra o seu produto ou serviço, você conquista a sua satisfação, mas, na hora de procurar pela solução novamente, encontra várias opções parecidas e não sabe qual escolher.

Na hora de fidelizar clientes, é essencial ter exclusividade em relação ao direito de uso da marca, para não perder o trabalho de pós-venda e todo o esforço colocado em um bom atendimento e em oferecer um produto de qualidade.

Por isso, o registro da sua marca é um investimento indispensável ao seu negócio e seu custo é relativamente baixo se analisados todos os seus benefícios. Sua identidade visual é o patrimônio imaterial mais importante da sua empresa. Se você protege e assegura o seu patrimônio material, por que não faria a mesma coisa com algo tão valioso como a sua marca?

Leia também: Quanto custa registrar uma marca?

Ainda confuso sobre o processo de registro de marca? O blog da Move On traz artigos semanais para que você possa tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe.

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br