Conheça o nosso blog
Move On Marcas

Registrar marca

Entenda os riscos de não registrar a sua marca

Fazer um registro de marca pode parecer mera formalidade para os desavisados, porém, ele evita uma série de problemas, como a empresa ser obrigada a alterar uma marca já estabelecida ou ter que arcar com indenizações de processos jurídicos.

Se você tem uma marca não registrada, é importante que conheça quais os riscos de permanecer na informalidade. Mesmo que a sua empresa já esteja registrada na junta comercial do seu estado, ela só possui exclusividade de uso em todo o território nacional se o registro de marca for concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A seguir, explicamos os principais riscos aos quais a sua empresa está sujeita ao não fazer um registro de marca e as suas principais consequências. Confira:

1. Você pode ter a sua marca roubada

Um dos principais riscos para uma empresa que não registrou a sua marca é ter o seu nome ou logotipo roubados. Afinal, se ela não é registrada, perante a lei ela não tem dono. Isso fica ainda mais complicado no caso de algum concorrente desleal se apropriar dela com a intenção de prejudicar o seu negócio.

E se você pensa que um processo judicial pode resolver, saiba que os custos para entrar com uma ação são altos e não é garantido que você ganhará a causa, pois será necessário provar sem sombras de dúvida que a sua empresa usa a marca há mais tempo.

2. Você pode sofrer um processo

O contrário do caso acima também pode ocorrer. Se você está utilizando uma marca não registrada, sua empresa está correndo o risco de ser processada a qualquer momento. No caso de alguém já ter registrado a sua marca, essa pessoa ou empresa possui o direito de usá-la, mesmo que você não soubesse disso quando escolheu aquele nome ou logotipo e não tenha agido de má fé. A propriedade de uma marca só é adquirida por meio do registro validamente expedido pelo INPI.

Ao perder um processo, a sua empresa será obrigada a pagar uma indenização à empresa que detém o registro da marca, além de perder o direito de uso, o que prejudicará todo o seu negócio.

3. Sua empresa pode ter prejuízos

Além de custos com possíveis processos e indenizações, perder o direito de uso de uma marca já consolidada no mercado pode trazer grande prejuízo à sua empresa. Imagine ter que alterar toda a sua identidade visual, estratégias de branding, peças publicitárias e qualquer outro investimento em marketing realizado com aquela marca, como a fachada de sua loja ou estabelecimento.

Isso sem contar ter que substituir o seu site, redes sociais, perder posições nos mecanismos de buscas e muitas outras estratégias online que custaram ao seu bolso.

4. Você pode perder clientes

Como os clientes fidelizados irão voltar a fazer negócio se a sua marca não existe mais, ou pior, está na mão de um concorrente? A marca de uma empresa possui valor agregado e transmite qualidade e profissionalismo.

Ao perder o seu nome ou logo, você corre o risco de diminuir drasticamente sua carteira de clientes, e prospectos que estavam de olho no seu negócio podem ficar confusos ou encarar a mudança como desorganização e falta de planejamento.

Para algumas empresas, os custos de trocar toda uma marca podem ser inviáveis, levando o negócio a dívidas ou até à falência.

Como você pôde perceber acima, a sua empresa não deve encarar o custo com o registro de marca como um gasto supérfluo, mas sim como um investimento que irá poupar dinheiro e riscos desnecessários no futuro.

Ao escolher o nome da sua empresa, é importante contar com uma empresa especializada, como a Move On, para realizar uma busca detalhada com o INPI e fazer o registro de marca o mais rápido possível. Solicite o registro da sua!

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958 9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br