Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como ser um empreendedor: veja nove dicas

Como ser um empreendedor: veja nove dicas

Ser um empreendedor, realmente, é um desafio. É preciso batalhar, persistir e “se virar nos 30” para se consolidar dentro dessa carreira. Apesar de vermos vários exemplos de empreendedores de sucesso, não há uma fórmula certa, já que cada pessoa é diferente, assim como os negócios também não são os mesmos.

Mas trazendo um pouco da definição de empreendedor, pode-se dizer que é uma pessoa que desenvolve um projeto para solucionar algo que ninguém enxergou antes e que consegue botar esse plano em prática. Trabalhando dessa forma, já é meio-caminho andado. Afinal, essas são as características básicas de um empreendedor que atingiu o sucesso.

 

9 dicas para ser um empreendedor de sucesso

 

Além das características básicas, há outros comportamentos e atitudes que vão contribuir na sua carreira. Por isso, separamos nove dicas para ser um empreendedor de sucesso.

 

1. Seja resiliente

Resiliência é a capacidade que alguém tem de se adaptar em situações difíceis ou adversas. Dentro do empreendedorismo, é fundamental ser resiliente. Durante a sua carreira, diversos momentos vão ser complicados e você precisará lidar com eles e resolvê-los.

 

2. Saiba levantar após uma queda

Dentro ainda de comportamentos, é preciso saber recomeçar. É muito comum que na sua primeira empreitada, as coisas não andem muito bem. É possível, ainda, que a empresa quebre. Isso é normal de acontecer. O mais importante é recolher os cacos e se preparar para o novo projeto, de cabeça erguida.

 

3. Aprenda com os erros

Principalmente com os empreendedores menos experientes, é comum cometer erros, em especial, nas tomadas de decisões. Entretanto, é fundamental reconhecer essas falhas e aprender com cada uma delas. Lembre-se que empreender requer um constante aprendizado, quase que diariamente.

 

4. Seja disciplinado

Ter foco e disciplina são importantes para um empreendedor de sucesso. Dessa forma, você consegue saber onde deve dedicar suas forças naquele momento e também se organiza para que tudo saia conforme você pensou.

Dentro dessa disciplina, que é muito difícil de atingir, coisas básicas já ajudam, como chegar cedo no escritório, não perder tempo em redes sociais e evitar a procrastinação, ou seja, ficar “enrolando” para desenvolver uma tarefa.

 

5. Saiba pedir ajuda

Não é porque você é um empreendedor, que é preciso fazer tudo sozinho. Em alguns momentos, vai ser preciso tomar decisões importantes, fazer mudanças de rotas etc. E costuma ser difícil fazer essas escolhas sozinho, por isso, peça ajuda. Seja com um colaborador de confiança, um outro empreendedor ou até mesmo um mentor. O importante é trocar experiências para saber o que fazer melhor.

 

6. Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Muito mais do que estudar e entender o seu mercado, que provavelmente você já tem um bom conhecimento, é preciso estar atualizado. Saber as tendências e novidades da sua área é importante para o futuro da sua empresa, assim como para analisar possíveis passos dos seus concorrentes.

 

7. Ouça os seus clientes

Encontrar a solução para um problema é a principal característica de um empreendedor, principalmente das Startups. Mas para fazer um progresso dentro do seu trabalho, é fundamental ouvir o seu cliente, o seu público.

 

8. Faça um planejamento

Fazer um planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio. Por mais que se diga que um empreendedor é alguém que faz acontecer e corre atrás dos objetivos, isso não significa que precisa ser feito de qualquer jeito.

O planejamento é o guia que a sua empresa precisa para as suas próximas ações e, agir sem essa indicação, pode trazer um grande problema e fazer com que você perca tempo e dinheiro.

 

9. Busque sempre a inovação

Um dos grandes clichês do empreendedorismo é a inovação, mas isso não deixa de ser uma dica excelente. Afinal, é preciso inovar no seu negócio, só que precisa ser constante. As novidades atraem mais clientes e, além disso, novos problemas surgem para serem solucionados. Daí, entra o seu talento para solucioná-los, sempre com criatividade e inovação.

Um bom exemplo é o empreendedorismo 4.0, que une várias tecnologias atuais e inovadoras da indústria 4.0, com o mesmo foco de trazer um resultado excelente para as empresas.

 

Registro de marca

Um passo importante para quem busca ser um empreendedor também é registrar a sua marca. Esse procedimento é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado e impedindo, por exemplo, que outra pessoa utilize-a no mesmo nicho de atuação que o seu.

Para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.