Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

O que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo?

O tema ganhou força nos últimos anos, principalmente com o aumento do número de empresas e de pessoas sonhando em criar o seu próprio negócio. Conheça mais sobre o que é empreendedorismo, definição e dicas para você se tornar um empreendedor de sucesso.

 

Empreendedorismo: o que é?

Mesmo com tanta popularidade, muita gente não sabe, de fato, o que quer dizer empreendedorismo. Basicamente, empreendedorismo é disponibilidade, iniciativa e capacidade para conceber, gerar, desenvolver e gerenciar um negócio a fim de obter lucro.

 

Só que, nos últimos tempos, esse conceito foi se adaptando e o lucro, apesar de importante na maioria dos casos, não é mais o único foco. Além de abrir uma empresa, é fundamental que ela chegue para solucionar ou revolucionar um sistema, serviço, produto, o que seja. 

 

Um grande exemplo de empreendedorismo são as startups, que focam, principalmente, em resolver um problema, mas que também aliam a rápida expansão e lucro. Mas, mesmo assim, ainda há vários tipos diferentes de maneiras de empreender.

 

Tipos de empreendedorismo

Como já foi dito, há empreendedores com os mais diferentes tipos de empresas e de focos. Temos o mais comum, que está presente no mundo corporativo. Ele busca novos métodos, novos negócios, para obter mais faturamento e lucro. Mas o empreendedorismo vai além disso.

 

Empreendedorismo social

Esse modelo tem como principal objetivo trazer melhorias para a sociedade. São iniciativas no campo do meio ambiente, saúde e educação. Mas vale ressaltar que o empreendedorismo social, diferentemente das ONGs, busca o lucro. O seu diferencial é que a empresa precisa atuar com responsabilidade social.

 

Temos exemplos como uma empresa que ensina um grupo de comerciantes técnicas de venda, de gestão e de marketing. Dessa forma, todos conseguem ser beneficiados e o processo cumpre seu objetivo social, além de gerar lucro.

 

Empreendedorismo digital

No empreendedorismo digital, a internet está no centro de tudo. Ela é utilizada como principal plataforma para vendas de produtos e serviços. Podemos ver isso nos e-commerces, blogs, infoprodutos, aplicativos etc.

 

Empreendedorismo em série

O empreendedorismo em série pode ser definido como a capacidade de criar diversas ideias de negócio e colocá-las no mercado de forma bem-sucedida. Esse tipo de empreendedor obteve sucesso em uma iniciativa e agora trabalha com foco no investimento para criar novas oportunidades. Ou seja, ele ajuda, dá corpo a um projeto e depois deixa a administração para outra pessoa ou grupo.

 

Tipos de empreendedor

Se temos tipos diferentes de empreendedorismo, logicamente que também temos diferentes perfis de empreendedores. Conheça alguns deles:

 

Autônomo

Esse perfil é formado, na maioria das vezes, por pessoas que prestam serviços e que atuam por conta própria. E, por esse motivo, muitos nem se consideram empreendedores, já que precisam se formalizar por necessidade para poder atuar como Pessoa Jurídica. Dessa forma, eles costumam não correr risco e manter a estabilidade do negócio.

 

Malabarista

Esse tipo de empreendedor é aquele que tenta manter várias coisas em equilíbrio para deixar tudo funcionando. Eles estão com projetos em andamento, correndo para resolver pendências, vendendo, buscando financiamento, entre outras atividades.

 

Uma das características é atuar como MEI ou ME, e eles têm como grande motivação manter sempre com a melhor qualidade possível o desenvolvimento do produto ou serviço que oferecem.



Realizador

Os realizadores são alguns dos mais preparados para o empreendedorismo, com curso superior e domínio do assunto. Eles usam o conhecimento e os estudos para crescer. Aceitam correr riscos e entendem o atual momento, com foco em negócios sustentáveis e muito bem estruturados.

 

Arrojados

Com os arrojados, a busca pelo crescimento é constante, sempre com investimentos para bater as metas e multiplicar os lucros. Mesmo com grande dinheiro injetado, eles separam sempre as finanças pessoais das empresariais, e possuem uma “carta na manga”, caso ocorra algum problema.



O que preciso para ser um empreendedor?

O empreendedor é uma pessoa que precisa ter, principalmente, dedicação e força de vontade para alcançar seus objetivos, já que podem demorar alguns anos para o seu negócio engrenar. Mas, além disso, há algumas competências necessárias para quem deseja seguir por esse caminho.

  • Resiliência: é aprender a levantar após uma queda. É essencial saber superar as dificuldades e começar de novo, sempre que for preciso;
  • Liderança: um empreendedor é um líder nato. Saiba motivar, delegar funções e, acima de tudo, inspirar;
  • Flexibilidade: é muito importante ter jogo de cintura para se adaptar aos diferentes cenários do mercado e da vida;
  • Ambição: busque sempre mais. cresça, melhore, evolua;
  • Persuasão: convencer investidores e clientes é uma arte. Domine essa característica, que o sucesso fica mais próximo;
  • Organização: boa organização ajuda qualquer pessoa. Mas quando você tem um sonho de fazer uma empresa decolar, é essencial ter um bom plano de negócios e organizar suas finanças;
  • Autoconfiança: acredite no seu projeto, na sua equipe e no seu sonho. Mas também saiba ouvir pessoas mais experientes e que podem dar dicas certeiras para você.

 

Além dessas características, você precisa se fazer algumas perguntas antes de começar a empreender. Isso pode ajudar muito a sua jornada. Mas se não conseguir responder todas, fique tranquilo, tudo é um processo.

 

  • Qual é o seu perfil de empreendedor?
  • Qual o seu propósito, o que te motiva?
  • Qual a solução que o seu negócio possui?
  • Qual o diferencial competitivo? 
  • Quem são os futuros clientes? 
  • Qual será a sua dedicação? 
  • Qual a estrutura necessária que você precisa?
  • Onde ficará seu ponto comercial?

 

Dicas de empreendedorismo para você se inspirar

Empreender é uma jornada difícil, mas são muitos os exemplos de pessoas que começaram a passos curtos e hoje são referências dentro desse mercado. Além disso, é importante ir atrás de conhecimento, por isso estude muito sobre o tema. Confira algumas sugestões de livros, cursos e, claro, exemplos de sucesso.

 

Empresários de sucesso

 

  • Luiza Helena Trajano - Magazine Luiza;
  • Bill Gates - Microsoft;
  • Mark Zuckerberg - Facebook;
  • Jorge Paulo Lemann - Ambev e outros;
  • Jeff Bezzos - fundador da Amazon

 

Dicas de livros e cursos

 

  • Sebrae - busque cursos do Sebrae sobre o empreendedorismo, são excelentes para qualquer novo empreendedor;
  • Empreendedorismo - Marcelo Nagawa;
  • A Startup enxuta - Eric Ries.

 

Com todas essas dicas, chegou a hora de começar a empreender. Vá fundo nesse sonho de abrir a sua empresa. Mas não esqueça de alguns passos essenciais, como o registro de marca. Esse processo é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a marca da sua empresa seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. 

 

Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é fundamental contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.