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Como obter sucesso ao registrar uma marca

O registro de marca pode ser um processo demorado e burocrático, no qual um pequeno erro do solicitante é capaz de resultar em um pedido indeferido. Se você está prestes a registrar uma marca, confira nossas dicas para aumentar suas chances de sucesso.

No caso de ter um pedido recusado pelo INPI, o empreendedor tem apenas uma oportunidade de entrar com um recurso. Caso recusado novamente, o processo administrativo cessa. 

Por isso, conseguir um deferimento logo na primeira tentativa é importante para que você não perca o tempo e dinheiro investidos no pedido de registro de marca e, de quebra, ainda fique sem poder usar o nome ou logotipo escolhido.

Para ajudar, separamos algumas dicas valiosas de como proceder ao iniciar um registro de marca para que as chances de obter sucesso no pedido sejam grandes. Continue lendo.

Dica 1: Confirme se o nome escolhido pode ser registrado

Antes de solicitar um registro de uma marca, tenha certeza de que aquele nome pode ser registrado. 

Segundo a Lei. 9.279, de 1996, que regula os direitos e obrigações relativos à Propriedade Industrial no Brasil, podem ser registrados como marca: símbolos, figuras, palavras, emblemas, ou seja, qualquer sinal perceptível.

Na teoria, é simples. Mas, na prática, existem algumas limitações. Um exemplo disso é tentar registrar um termo muito genérico, como “Floricultura”, ou um termo meramente descritivo, como “Excelente”. Nomes próprios também não serão aceitos pelo INPI.

Para certificar-se de que o seu nome está de acordo com as possibilidades de registro e outras informações relevantes sobre tipos de marca, você pode conferir o Manual de Marca do INPI.

Dica 2: Faça a pesquisa de marca

O principal motivo de indeferimento de um pedido de registro de marca é ela ser muito parecida com uma marca concorrente e assim causar confusão aos consumidores.

A melhor maneira de tentar evitar que esse problema apareça no meio do processo é através da busca de marca no sistema do INPI. Ela não é obrigatória, mas recomendamos firmemente que seja feita.

Através dessa pesquisa, é possível verificar se a sua marca já foi protegida por terceiros, evitando assim entrar com um pedido que certamente será rejeitado.

Clique aqui para fazer essa busca.

Dica 3: Acompanhe todo o processo com atenção

Depois de dar início ao processo com o pagamento da GRU e o preenchimento do formulário solicitado, o trabalho ainda não acabou. É preciso ficar de olho em todas as etapas, para evitar que haja alguma paralisação no processo que resulte em um indeferimento.

A primeira coisa que o empreendedor precisa se atentar é aos prazos para envio de documentos, informações e dados. Sem eles, o processo fica parado e pode até ser interrompido.

É muito importante também acompanhar semanalmente a Revista de Propriedade Industrial (RPI) para verificar se não houve pedido de oposição protocolado por terceiros que afirmam já terem registrado uma marca igual ou parecida.

Leia também: Registro de marca: conheça as etapas do processo

Dica 4: Contrate especialistas em registro de marca

Acompanhar todos esses itens, e outros, que podem interferir nas etapas de registro de marca pode ser exaustivo e consumir muito tempo dos empreendedores. Facilite todo o processo contratando uma empresa de registro de marca. 

Com o auxílio de especialistas, aumentam as suas chances de ter o pedido aprovado. Afinal, eles estão acostumados a realizar esses registros e já saberão os macetes para não cometer pequenos erros que podem custar caro.

A Move On é uma empresa de registro de marcas especializada em pessoa jurídica, micro e pequenas empresas. Por um ótimo custo-benefício, cuidamos da parte burocrática para você focar no que realmente importa: o sucesso do seu negócio.

Entre em contato conosco.

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

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