Conheça o nosso blog
Move On Marcas

Razão Social Nome Fantasia Marca

Razão social, nome fantasia e marca: qual a diferença entre eles?

Muita gente ainda não sabe ou não entende a real diferença entre razão social e nome fantasia, mas a explicação pode ser simples: razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades, já o nome fantasia é uma designação popular utilizada por uma instituição pública ou privada. 

 Por exemplo, Bauducco é o nome fantasia da empresa de alimentação brasileira cuja razão social é “Pandurata Alimentos Ltda.”, mas o mesmo pode acontecer com o nome de restaurantes, veículos de comunicação, bancos e empresas de diversos outros ramos. 

Para não restar dúvidas sobre o assunto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre razão social e nome fantasia. 

 

O que é razão social, nome fantasia e marca? Para quê eles servem?

  • Razão Social

Também pode ser chamada de Denominação Social ou Firma Empresarial, corresponde ao nome dado à pessoa jurídica no momento em que ela é registrada na Junta Comercial ou em cartório. 

A Razão social é designada como um atributo legal presente na escritura ou no documento de constituição que serve para identificar uma empresa e demonstrar a sua constituição legal para uso em termos formais. Por este motivo, esse é o nome que deve ser usado em documentos oficiais, contratos, aberturas de contas em bancos e notas fiscais.

Também é importante lembrar que ele é obrigatório para a realização de um registro de marca de pessoas jurídicas e para proteger a empresa de fraudes, já que nenhum outro CNPJ pode ter a mesma razão social que outro já existente. No entanto, a razão social não precisa ter a ver com o nome fantasia.

A razão social também carrega uma sigla, como o “Ltda.” (que significa Sociedade Empresária Limitada) da “Pandurata Alimentos Ltda.” citada acima. Essa sigla revela qual o tipo da empresa, refletindo nos direitos e deveres e na administração do negócio.

 

  • Nome Fantasia

Também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, o nome fantasia é aquele usado para divulgar uma empresa e, geralmente, é mais simples e curto que a razão social, pois isso facilita na memorização dos consumidores.

Ele serve principalmente para a divulgação e aproveitamento de sua marca, além de ser importante para a estratégia de marcas e de vendas. Voltando para o exemplo já citado, Bauducco soa muito melhor (e mais simples) do que “Pandurata Alimentos Ltda.”, não é mesmo? 

O registro de nome fantasia não é necessário, mas ele pode proteger a reputação da sua marca e os negócios da empresa como um todo, isso porque mais de uma empresa pode ter o mesmo nome fantasia, caso ele não seja registrado. Esse registro deve ser realizado junto ao INPI. 

Ao realizá-lo, a marca se incorpora ao patrimônio da empresa e, em muitos casos, inclusive, ela acaba se tornando mais valiosa do que os próprios bens patrimoniais de uma empresa. 

  

  • Marca

E, por falar em marca, é importante mencionar que ela não é o mesmo que nome fantasia. Apesar de muitas pessoas confundirem os dois termos, eles são diferentes e o fato de uma empresa ter um nome fantasia não significa que ela possui registro de marca. 

Essa confusão se deve ao fato de que muitas empresas registram como marca o nome que utilizam em sua fachada, mas o conceito vai além disso. A marca é um tipo de sinal utilizado para diferenciar serviços e produtos. Uma empresa pode ter mais de uma marca, por exemplo, mas todas funcionam como instrumento de comunicação com seus clientes. 

É por meio das marcas, inclusive, que os consumidores conseguem distinguir seus produtos e serviços dos oferecidos pela concorrência e, por isso, registrá-las é fundamental para qualquer tipo de negócio. 

Para facilitar esse processo, você pode procurar por uma empresa especializada em registro de marcas como a Move On, que conta com profissionais capacitados e experientes neste ramo. 

E, se você tem ou pretende abrir um negócio próprio, aproveite e tire todas as suas dúvidas aqui no blog da Move On, mantenha-se informado e facilite os trâmites para proteção da sua empresa.

Vantagens de registrar uma marca

  • Exclusividade no uso do nome
  • Segurança jurídica
  • Proteção por 10 anos
  • Evite concorrência desleal

SAIBA MAIS

Canais de atendimento ao cliente

Via telefone

De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
+55 48 4042 2346
+55 48 99958-9080

Via e-mail

contato@moveonmarcas.com.br