Na hora de criar uma empresa ou mesmo para quem já tem o seu negócio estabelecido, é muito importante conhecer como os seus concorrentes estão se comportando. Dessa forma, você pode fazer estudos para encontrar diferenciais para se destacar e ser mais competitivo dentro do seu mercado. Conheça a análise de concorrência e como ela pode ajudar o seu negócio.
É bem provável que você esteja questionando se vale investir tempo e dinheiro na análise de concorrência. A resposta é sim, afinal, ela dá o suporte para que a sua empresa esteja sempre entre as melhores e consiga oferecer soluções e condições para os clientes, com uma boa pesquisa de mercado.
Em termos gerais, esse tipo de estudo pode ajudar a sua companhia a:
Outro ponto importante é que a tomada de decisões ganha um forte embasamento, com as informações que vão ser coletadas. Além disso, esses dados contribuem para a construção do planejamento estratégico, somado aos demais fatores.
Existem muitas formas de fazer a análise de concorrência, seja de maneira mais simples, como olhar as demais empresas e suas redes sociais, até mesmo de modo mais completo. Confira o passo a passo para estruturar a sua:
Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes. Conhecer os seus concorrentes é fundamental para saber quais vão ser analisados. Você pode inserir, além das empresas que atuam no mesmo setor que o seu, as companhias que disputam o seu público. Um exemplo claro é se você tem ou pretende abrir uma hamburgueria. Pode colocar na análise uma pizzaria, porque as pessoas, normalmente, escolhem só um dos dois para jantar.
O principal ponto de selecionar os objetivos de análise é direcionar suas forças e energias diretamente para um ponto específico. Dessa forma, o seu estudo será muito mais eficiente com um motivo bem definido.
Após definir um objetivo, é importante escolher um critério a ser analisado. Por exemplo, se você vai analisar um marketplace concorrente, pode ver o número de acessos diários, quantas vendas são feitas por dia, entre outros. O importante a observar aqui é que o critério precisa fazer sentido com a sua análise, já que se for um dado qualquer, você vai apenas desperdiçar tempo e dinheiro.
Nesse ponto, você deve estabelecer a forma que vai coletar, organizar e analisar os dados. Há diversas formas que você pode fazer isso, mas a mais comum é a análise SWOT, que coleta as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats) de cada empresa concorrente, com estudos sobre fatores internos e externos de cada companhia.
Como tudo analisado, é a hora de apresentar os resultados. É importante que pessoas de todos os setores façam parte desse momento, já que ela consegue dar uma indicação dos próximos passos da empresa. Com esse conhecimento, é possível determinar OKR, por exemplo, criar novos produtos ou até mesmo alterar o seu modelo de negócios.
Você pode usar algumas ferramentas para ajudar na sua análise de concorrência, elas apontam outros fatores que vão contribuir com o seu estudo.
Com todas essas informações, você tem condições de fazer uma boa análise de concorrência e se destacar ainda mais dentro do seu mercado. Mas para ter ainda mais segurança com a sua empresa, é importante registrar a sua marca.
Esse processo é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado e impedindo, por exemplo, que outra pessoa utilize-a no mesmo nicho de atuação que o seu.
Nesse caso, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasNa hora de criar uma empresa ou mesmo para quem já tem o seu negócio estabelecido, é muito importante conhecer como os seus concorrentes estão se comportando. Dessa forma, você pode fazer estudos para encontrar diferenciais para se destacar e ser mais competitivo dentro do seu mercado. Conheça a análise de concorrência e como ela pode ajudar o seu negócio.
É bem provável que você esteja questionando se vale investir tempo e dinheiro na análise de concorrência. A resposta é sim, afinal, ela dá o suporte para que a sua empresa esteja sempre entre as melhores e consiga oferecer soluções e condições para os clientes, com uma boa pesquisa de mercado.
Em termos gerais, esse tipo de estudo pode ajudar a sua companhia a:
Outro ponto importante é que a tomada de decisões ganha um forte embasamento, com as informações que vão ser coletadas. Além disso, esses dados contribuem para a construção do planejamento estratégico, somado aos demais fatores.
Existem muitas formas de fazer a análise de concorrência, seja de maneira mais simples, como olhar as demais empresas e suas redes sociais, até mesmo de modo mais completo. Confira o passo a passo para estruturar a sua:
Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes. Conhecer os seus concorrentes é fundamental para saber quais vão ser analisados. Você pode inserir, além das empresas que atuam no mesmo setor que o seu, as companhias que disputam o seu público. Um exemplo claro é se você tem ou pretende abrir uma hamburgueria. Pode colocar na análise uma pizzaria, porque as pessoas, normalmente, escolhem só um dos dois para jantar.
O principal ponto de selecionar os objetivos de análise é direcionar suas forças e energias diretamente para um ponto específico. Dessa forma, o seu estudo será muito mais eficiente com um motivo bem definido.
Após definir um objetivo, é importante escolher um critério a ser analisado. Por exemplo, se você vai analisar um marketplace concorrente, pode ver o número de acessos diários, quantas vendas são feitas por dia, entre outros. O importante a observar aqui é que o critério precisa fazer sentido com a sua análise, já que se for um dado qualquer, você vai apenas desperdiçar tempo e dinheiro.
Nesse ponto, você deve estabelecer a forma que vai coletar, organizar e analisar os dados. Há diversas formas que você pode fazer isso, mas a mais comum é a análise SWOT, que coleta as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats) de cada empresa concorrente, com estudos sobre fatores internos e externos de cada companhia.
Como tudo analisado, é a hora de apresentar os resultados. É importante que pessoas de todos os setores façam parte desse momento, já que ela consegue dar uma indicação dos próximos passos da empresa. Com esse conhecimento, é possível determinar OKR, por exemplo, criar novos produtos ou até mesmo alterar o seu modelo de negócios.
Você pode usar algumas ferramentas para ajudar na sua análise de concorrência, elas apontam outros fatores que vão contribuir com o seu estudo.
Com todas essas informações, você tem condições de fazer uma boa análise de concorrência e se destacar ainda mais dentro do seu mercado. Mas para ter ainda mais segurança com a sua empresa, é importante registrar a sua marca.
Esse processo é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado e impedindo, por exemplo, que outra pessoa utilize-a no mesmo nicho de atuação que o seu.
Nesse caso, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.
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